Recebeu uma intimação por e-mail do Ministério Público Federal?

12/01/2015. Enviado por em Direito e Internet

Golpe eletrônico pode ameaçar segurança de suas informações pessoais, inclusive bancárias

Você já recebeu uma mensagem de e-mail na qual o Ministério Público Federal (MPF) faz uma intimação para comparecimento em audiência? Cuidado! São hackers tentando acessar suas informações pessoais. O número de pessoas que recebem essa mensagem está cada vez maior e muitos seguidores do MeuAdvogado manifestaram essa dúvida.

Essas mensagens são conhecidas como phishing scam. A palavra phishing, criada pelos fraudadores, vem de uma analogia com o termo “fishing", que significa pescaria em inglês. Os e-mails funcionam como iscas para "pescar" senhas e outros dados do usuário, sobretudo informações bancárias. Geralmente, as mensagens sugerem que é preciso baixar um arquivo ou clicar em algum link.

Se seguirem a orientação do e-mail, as vítimas podem infectar o computador involuntariamente com programas maliciosos. Além da mensagem sobre o comparecimento em audiência, outra variação do texto afirma que se trata de uma divulgação do brasão do MPF, que na verdade não existe.

A Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF orienta que as pessoas não abram esses e-mails, não cliquem nos links e os apaguem imediatamente, pois a entidade nunca envia intimações por correio eletrônico.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a veracidade da mensagem, entre em contato com a Procuradoria Geral da República do seu Estado. As informações de contato de cada localidade estão disponíveis no site do Ministério Público Federal

O que fazer se já abri o e-mail?

Se você não clicou em nenhum link e não baixou arquivos em anexo, apenas exclua o e-mail recebido.

Caso contrário, execute seu antivírus e faça uma varredura completa. É recomendável modificar a senha do e-mail e também de cadastrados em sites que tenha utilizado após o recebimento da mensagem. Um dos principais objetivos desses hackers é conseguir senhas bancárias. Se você utiliza seu computador para verificar sua conta, entre em contato com sua agência para informar o ocorrido e modificá-la.

Cuidado! Vírus rouba senha no site de bancos

Ao executar arquivos maliciosos como os que costumam vir nesses e-mails, algumas modificações podem ocorrer no sistema do computador. Uma delas faz com que ocorra um redirecionamento quando o usuário tenta acessar o site de instituições bancárias.

O internauta é encaminhado para uma versão bem semelhante à página oficial. As informações inseridas nos campos destinados aos dados da conta são enviadas aos hackers. Por isso, fique atento se você está no site correto. Verifique a URL da página e também busque as orientações de segurança da sua instituição bancária.

Assuntos: Intimação por e-mail, MPF


Recomendação ( Nota: 2.5 / 2 comentários )

Fale com advogados agora


Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google+