Conheça nossos planos

» Direito do Trabalho
» Direito Previdenciário

Estou afastado pelo inss, e quero trabalhar como consultor de imóveis. Posso?

Gostaria de saber se, quando afastado pelo inss posso assinar um contrato de trabalho para trabalhar como consultor de imóveis, pois não estou seguro o suficiente para voltar para minha empresa e gostaria de fazer alguns testes. Legalmente falando, isto seria possível? Trabalhar como autônomo, por períodos mais curtos, estando afastado pelo INSS sob regime CLT? Desde já agradeço

Pergunta feita por um usuário de São Paulo/SP em 22/10/2012


Respostas

Você está afastado por incapacidade o fato de voltar a trabalhar sem o conhecimento do INSS e for denunciado, o seu benefício será cessado e mais se estiver por muito tempo afastado pelo INSS haverá um momento em que entrará na fase de reabilitação onde poderá testar outras atividades e continuar sendo remunerado através do benefício é necessário analisar as opções para não resultar em uma fraude ao sistema previdenciário.

Pergunta respondida por Clarice Patrícia Mauro advogada de Campinas/SP em 26/10/2012

A situação é a seguinte, se você está no auxílio doença, está subtendido que você está doente. O nome do benefício já diz "auxilio DOENÇA". Portanto, é evidente que não se presta a finalidade de lhe ajudar financeiramente, mas sim que você se recupere,e ao depois volte as suas atividades. Após nova perícia. Neste sentido não é viável que você exerca uma tividade laboral, se você foi considerado incapaz. Você core o risco de perder este benefício, uma vez que você mesmo está mostrando que está apto para o trabalho. Se você pode fazer isto, sim, mas é um risco que você corre. E se você acredita que pode trabalhar, na próxima perícia, basta dizer ao perito que você já está recuperado. Assim, você poderá desenvolvel não só uma mas inúmeras atividades, sem se preocupar com os ditames legais. Há de se ter bom senso no seu caso. Boa Sorte.

Pergunta respondida por Luciane Nascente Medeiros advogada de Viamão/RS em 24/10/2012

Comentários