Gostaria de me divorciar, mas não somos casados legalmente, o que devo fazer?

Olá ! Vivo junto com minha companheira a 11 anos, infelizmente não conseguimos adquirir bens. Tudo que consegui casa, carro ela fez com que perdessemos, e o mais importante não adquirimos respeito um pelo outro. Diante da situação quero pedir o divorcio, mas quero ficar coma guarda de nossos dois filhos (uma menina de 08 e um menino de 09). As crianças não querem ficar com ela, como ocorre a anos nesta ultima discução ontem, ela novamente reafirmou que irá se suicidar assim como um membro de nossa familia fez, convivo com essa ameaça a anos, tambem tem o fato de ela ter feito 2 abortos sem meu consentimento e o que me causou muitos transtornos. Sofro descriminação moral todos os dias pois trabalho autonomo e ela diz que sou vagabundo. Gosto muito dela, não tenho por nenhum momento desconfiança sobre traição, ela é honesta, e trabalhadeira, mas muito ignorante, o que faço? quero sim me separar, e vou voltar a um emprego fixo de meio periodo para poder ficar outros meio periodo com as crian~ças, tenho chances de ficar com meus filhos, não quero mais nada em termos materiais. Não somo casados legalmente e nem contrato de união estavel, na hora do divorcio pode se fazer algum documento que comprove essa separação? Obrigado

Pergunta feita por um usuário de Cuiabá / MT em 03/07/2011

Respostas 1 Resposta

Caro leitor, o divórcio só ocorre nos casos de casamento formalizado. No seu caso você deverá requerer judicialmente a dissolução da união estável, na qual deverá definir valor de pensão alimentícia, a guarda dos filhos e a partilha dos bens.

Porém, caso a ocorra conflitos a respeito da guarda o leitor poderá  posteriormente entrar judicialmente com ação de guarda na qual terá que provar, com laudo médico,  que a mãe não possui capacidade e equilíbrio emocional para cuidar das crianças.

Resposta enviada em 05/07/2011

Recomendação

Fale com advogados agora

Advogado, cadastre-se gratuitamente