Conheça nossos planos

» Direito Civil

Como posso retirar uma pessoa do meu imóvel que não paga as contas?

Fiz um contrato de venda de um imóvel, pois o comprador não tinha o dinheiro na hora e disse que iria receber uma herança, mas que pagaria após 3 meses. Então, coloquei no contrato a titulo de aluguel os 3 meses, mas passou todas as datas e venceu o contrato, sendo que o comprador não me pagou e não paga o aluguel, nem água e luz, e também não sai do imóvel . Qual o meio mais fácil de tirá-lo do imóvel?

Pergunta feita por um usuário de São José dos Campos/SP em 29/05/2012


Respostas

Se há contrato de locação, a única ação cabível é o despejo por falta de pagamento. Contrate um advogado de sua confiança.

Pergunta respondida por Vinícius March advogado de São Paulo/SP em 02/06/2012

Se há um contrato de aluguél, despejo, com esse processo, pode-se conseguir uma liminar do juiz em que ele retira o locatário do imóvel em no máximo 20 dias, e sem ouvir o réu. Todavia para esse tipo de processo a lei pede uma caução, que é o valor de 3 meses de aluguel ou o próprio imóvel, a critério do locador. Encerrando o processo com o despejo o juiz devolve os valores ao locador (é só temporariamente, como garantia de que está falando a verdade, uma vez que o juiz despeja sem ouvir o réu). No próprio processo, depois do despejo, pode-se cobrar os valores atrasados de aluguel, água, e luz telefone atrasados, bem como pedir a reparação de eventual danos ocorridos no imóvel.

Pergunta respondida por Darrier Benck de Carvalho Dias advogado de Taubaté/SP em 30/05/2012

Ação de despejo por falta de pagamento, já que fez um contrato de locação. Fizeram algum contrato de compra e venda?

Pergunta respondida por Cristina Herculano de Lima advogada de São Paulo/SP em 30/05/2012

Bom dia. Considerando que realmente exista um contrato de venda e compra do imóvel, a medida correta é que o Sr.(a) ingresse com uma ação rescisória cumulada com outra de reintegração de posse. Dependendo do conteúdo do contrato ainda poderá ser cobrado os valores dos "aluguéis" do período em que o comprador permaneceu no imóvel, todas as contas em atraso, eventuais danos e eventual multa contratual.

Pergunta respondida por Álvaro Velloso Martins advogado de São Paulo/SP em 30/05/2012

Prezado, se você fez um contrato por temporada (3 meses ) você pode propor ação de despejo e pedir liminar para desocupação. Caso você tenha feito um contrato de locação comum, terá que seguir o rito comum da ação de despejo e será um pouco demorado para conseguir retira-lo do imóvel. Espero te-lo ajudado. Att.

Pergunta respondida por Paula Garcia Brandão advogada de São Paulo/SP em 30/05/2012

Comentários

ALUGUEL

Star OnStar OnStar OnStar OnStar On

MEU NOBRE VC FEZ LOCAÇÃO E VENDA, NA LOCAÇÃO ELE NÃO PAGA OS ALUGUERES E NA VENDA A MESMA COISA.
NA MINHA OPINIÃO VC DEVE NA LOCAÇÃO, SE O PRAZO DA LOCAÇÃO VENCEU, SE FOR TEMPORADA DESPEJO DIRETO E SE FOR ALUGUEL ANUAL - SE VENCEU A LOCAÇÃO FAZER NOTIFICAÇÃO E SE NÃO VENCEU DESPEJO SE O CONTRATO FOR NA MODALIDADE DE 30 MESES - VER A LEI DO INQUILINATO, DEPENDE DE CADA CASO, ALEATORIAMENTE FICA DIFICIL DE DAR UMA INFORMAÇÃO CERTA, COM RELAÇÃO AO CONTRATO DE COMPRA E VENDA - VC VAI TER QUE NOTIFICAR DO ATRAZO E APOS O PRAZO PROPOR AÇÃO RESCISÓRIA DE CONTRATO COM PERDAS E DANOS. OU SEJA, O SEU CASO, APARENTEMENTE PARECE SER UMA COISA A SER RESOLVIDA DE FORMA RÁPIDA, MAS NA VERDADE NÃO É.
O MELHOR É PROCURAR UM ADVOGADO E SE ORIENTAR.
AFONSO. (22) 99736572.
OBS.: ALEM DAS PROVIDENCIAS ACIMA VC AINDA PODE PROPOR UMA AÇÃO PENAL. 171 CODIGO PENAL.
BOA SORTE.

francisco afonso da silva carvalho de RIO DAS OSTRAS RJ. - 02/06/2012 04:42:36