Como posso consultar o andamento de um processo? É necessário que um advogado o faça?

Queria saber o que esta acontencendo com meu processo que não resolve logo. Como posso saber isso? Tenho que contratar um advogado ou posso consultar isso pessoalmente?

Pergunta feita por um usuário de Açu / RN em 09/05/2012

 
Primeiramente preciso saber se este processo está no âmbito estadual ou federal; se é trabalhista, cível, previdenciário, família, etc. Há processos que não podem ser vistos pela Internet porque eles correm em segredo de justiça, desse modo, só as partes ou advogados constituídos podem tomar ciência deles. Se você quiser me passar mais informações, posso te orientar melhor.

Resposta enviada em 10/05/2012

Se você for parte do processo não precisa de advogado para realizar a consulta.

Resposta enviada em 10/05/2012

Prezado(a) usuário(a), se o processo estiver correndo em segredo de justiça, mas você for parte neste processo, poderá ter acesso ao mesmo sem necessitar de um advogado. Se não correr em segredo de justiça, qualquer pessoa poderá consultá-lo.

Resposta enviada em 10/05/2012

Você pode estar consultando pela internet ( se o processo não correr em segredo de justiça), ou se dirigindo à vara onde esta tramitando, com seus documentos pessoais, fale com um servidor e veja como esta seu processo, em caso de dúvida consulte um advogado.

Resposta enviada em 10/05/2012

Para consulta a andamento processual, além do advogado que está patrocinando o processo, as partes também pode ter acesso ao processo. Para isso, basta ir a secretaria da vara em que se encontra o processo, apresentar documento de identidade. No site do Tribunal de Justiça de sua cidade, basta inserir o número do processo ou nome completo de uma das partes e, também poderá ter acesso ao andamento processual.

Resposta enviada em 09/05/2012

Prezado(a) usuário(a). Preambularmente, urge esclarecer que o dono do processo é você. Logo, você só precisa de advogado para dar andamento no feito se o processo é de competência da justiça federal ou comum. Se a competência for dos juizados especiais cível ou federal, você nem mesmo precisará de advogado para ajuizar a ação, quanto menos para acompanhar o processo. Lembre-se de que os atos processuais são públicos. Dirija-se ao cartório onde está o processo munida do número do processo e sua identidade e peça para fazer vista dos autos do processo no balcão. Você também poderá consultar o processo através das maquinas distribuidas nos corredores do Fórum, ou pela internet, colocando sempre www. ( nome do tribunal).jus.br Exemplo: www.tjrj.jus.br ; www.trt1.jus.br ; www.jfrj.jus.br ; www.trf2.jus.br ; www.tst.jus.br ; www.stj.jus.br ; www.stf.jus.br. Tomei como exemplo o Estado do Rio de Janeiro. Boa consulta! Até a próxima! Dr. Cláudio Fernandes Gonçalves

Resposta enviada em 09/05/2012

Se você é parte no processo, pode ter acesso sim. Aliás, somente no caso de decretado segredo de justiça, pelo juiz, ou ainda nos casos já determinados por lei. Você se identifica, com documento de RG e pede ao funcionário da secretaria para vê-lo(o processo). Alguns funcionários, ao serem questionados acerca do processo(porque demora, o que está ocorrendo no processo, etc.), não gostam de manifestar-se e pedem para que você procure seu advogado naquele processo, mas você poderá também pedir a presença do diretor de secretaria para receber explicações, que não tem obrigação com isso, mas geralmente o faz. Em último caso, peça para xerocar o processo "de capa a capa" e leve-o à um profissional da área jurídica.

Resposta enviada em 09/05/2012

basta que você vá até o forum, na vara onde está seu processo e pedí-lo pelo numero. As analisá-lo, se tiver alguma dúvida, pela ajuda ao cartorário, que poderá te orientar. O ideal é que vc converse com seu advogado sobre o andamento, ou, peça para que ele vá junto com você. Mas de rigor, se o processo for público, qualquer um pode ter acesso.

Resposta enviada em 09/05/2012

Você pode fazer a consulta diretamente no site do Tribunal do seu estado. O acesso é www.tj(a sigla do seu Estado).jus.br. Por exemplo, se for em: São Paulo: www.tjsp.jus.br. Rio de Janeiro: www.tjrj.jus.br Procure o link "processos" ou "andamento processual" e faça sua consulta.

Resposta enviada em 09/05/2012

Você pode ir à vara onde seu processo tramita se identificar como parte, fornecer o número do processo e pedir para consultá-lo, porém não pode retirar o processo e dependendo em que instância ele se encontra e em que justiça não pode postular (advogar em causa própria). É recomendável contratar um advogado devidamente inscrito na OAB seccional do seu Estado, que é o único profissional que detém a capacidade postulatória, ele sim pode retirar o processo e atuar em juízo.

Resposta enviada em 09/05/2012

Comentários ( Nota: 3 / 1 comentários )

Fale com Advogados

Escreva abaixo o motivo do seu contato que encaminharemos seu caso para um advogados da área e da cidade que você precisa.


Advogado - Cadastre-se gratuitamente